O Conforto do Vitimismo/ por Sid Fontoura

 



Criar e estreitar laços com as pessoas é saudável para todas as relações. No entanto, é preciso sempre ter cautela para que isso não se torne uma dependência emocional.

Algumas pessoas não querem se curar, apenas buscam um pouco de atenção, o sofrimento se torna uma situação de conforto, e a realidade se transforma em um enorme palco, onde representar sofrimento traz atenção. Alguns terapeutas afirmam que o sofrimento psíquico existe por falta de apego, de alguém por perto para atender, satisfazer alguma vontade momentaneamente.

Quando alguém está confortável no papel de vítima, não quer a cura, não procura a libertação. O acolhimento quando acontece, cria uma dependência do sofrimento, pois se não existir a dor, poderemos ficar sozinhos.

Freud explica o sentimento de dependência em uma relação passional e sua ligação com a diminuição da autoestima e o medo do desamparo. Segundo ele, o indivíduo tem sua autoestima reduzida quando ocorre uma atenção exagerada e quase obsessiva. O cuidado deve existir, mas nunca com o sentimento de superproteção.



Comentários