O la sombrio do inconsciente / por Sid Fontoura

Todos temos uma sombra dentro de nós, uma sombra obscura, secreta e perigosa. A sombra é aquilo que não queremos que os outros saibam, coisas que ocultamos, coisas sobre as quais mentimos, não somente aos outros, mas a nós mesmos. São como criaturas que saem de uma caverna, no meio da noite, mostrando seu lado obscuro, intrínseco, dentro de nós, e que tentamos esconder a qualquer preço.

E isto nos foi ensinado desde a idade muito tenra, que não são aspectos aceitáveis para quem julgamos ser, Para priorizarmos o lado brando da alma, precisamos conhecer o outro lado, e só assim encontraremos o equilíbrio entre as duas partes. A sombra interior aparece de várias maneiras, desde a desonestidade nos negócios, até uma simples bebedeira, mentir em uma entrevista de trabalho, gastar mais do que ganha, sabendo que não poderá pagar, trair a confiança da família, quando agredimos nossos filhos, ou abusamos verbalmente de nossa parceira(o), quando roubamos a ideia inovadora de nosso colega, e afirmamos ser nossa, e muitas outras atitudes que nos deixariam envergonhados, se fossem reveladas.

A sombra interior é constituída dos pensamentos, emoções, e impulsos que julgamos dolorosos demais, constrangedores, desagradáveis, para serem aceitos até por nós mesmos, por isto nossa decisão de que fiquem ocultos, na região sombria do nosso inconsciente. 

 

Comentários